COMPARTILHAR

Em algum momento da sua vida, você já deve ter ouvido alguém dizer que “se existe a chance de algo dar errado, vai dar errado”. Isso é que chamamos de Lei de Murphy.

Mas você já se perguntou quem raios seria esse tal de Murphy?

Para descobrir, vamos dar uma voltinha na história. Foi lá em 1940, quando a Força Aérea americana estava fazendo alguns testes em sua base em Edwards, no sul da Califórnia. Um engenheiro chamado Edward Murphy resolveu usar 4 sensores para ajudá-lo a conseguir medidas acuradas.

Depois de um trabalhão para instalar os sensores, e deixar tudo pronto, a equipe descobriu que eles estavam posicionados ao contrário e suas leituras seriam completamente inúteis.

Já sem paciência, Murphy declarou a frase célebre. “Se existe a chance de algo dar errado, vai dar errado”. Até aí, seria um desabafo qualquer, não fosse um pequeno detalhe: os testes estavam sendo acompanhados por repórteres.

Algumas semanas depois, durante uma entrevista coletiva com o coronel John Strapp, os jornalistas quiseram saber se ninguém havia se machucado durante os testes. “Nós fizemos todo o nosso trabalho considerando a Lei de Murphy”, respondeu o coronel, que depois explicou sobre o que estavam falando. “Aprendemos que temos de pensar todas as possibilidades antes de fazer um teste”, completou.

Agora você já sabe quem é esse tal de Murphy.