COMPARTILHAR

Dezembro está quase na metade e, quando a gente menos esperar, pronto: o ano já acabou. Daí tem férias, Carnaval, Páscoa, férias de julho, alguns feriados e quando a gente perceber, 2016 também já terá ido para o saco.

Parece exagero, mas a real é que para muita gente o tempo parece estar passando cada vez mais rápido. Mas será que essa sensação é mesmo real?

Há várias teorias que falam sobre nossa percepção do tempo e como ela muda de acordo com a nossa faixa etária, uma delas criada pelo filósofo Paul Janet. Segundo ele, uma criança de 5 anos, por exemplo, percebe o passar de uma hora completamente diferente de uma pessoa de 55 anos.

Isso acontece porque uma hora na vida de uma criança de 5 anos corresponde a uma porcentagem muito maior do que corresponderia na vida de uma pessoa de 55 anos. O mesmo acontece com um dia, uma semana, um mês, um ano.

Mas não para por aí. A nossa percepção de tempo também pode ser afetada de acordo com a nossa rotina: quanto mais atividades nós temos, mais a sensação de que o tempo está passando. Isso sem contar que, segundo o psicólogo William James, conforme envelhecemos, temos cada vez menos oportunidades de vivermos novas experiências, como o primeiro dia na escola, primeiro beijo, primeira viagem com os amigos…

Sem contar que a nossa HD – ou seja, nosso cérebro – começa a ficar cada vez mais cheio. Segundo o neurocientista David Eagleman, quanto mais familiar o mundo vai se tornando, menos informação nosso cérebro retém, e mais rápido o tempo parece passar. E a consequência disso? Entramos no piloto automático e às vezes nem percebemos o que estamos fazendo.

Pense só nos períodos da sua vida em que você está mais cheio de tarefas, provas, trabalhos… Parece que o tempo passa rápido demais para você dar conta de tudo o que tem para fazer.

É claro que não existe uma “cura” para essa sensação, mas uma das melhores formas de sair do piloto automático é focando no momento e não se preocupando com o futuro. Afinal, como diria o filósofo Ferris Bueller (se você ainda não assistiu Curtindo a Vida Adoidado, assista): “A vida passa rápido demais. E se você não parar de vez em quando para vivê-la, acaba perdendo seu tempo”.

#Fui.