COMPARTILHAR

Ir ao espaço. Atravessar a “fronteira final”, como se diz nos filmes e episódios de Jornada nas Estrelas. Quem nunca sonhou com essa possibilidade?

O problema é que, pelo menos por enquanto, ir ao espaço não é tão fácil como gostaríamos que fosse, conforme explica How to Go to Space, vídeo muito bacana do canal Minute Physics com participação do XKCD.

O primeiro passo para absolutamente qualquer pessoa que deseja ir ao espaço é vencer os efeitos da gravidade. Basicamente, é preciso ter um meio de transporte – uma nave espacial – com força o suficiente para vencer a força que nos puxa de volta. Ah, e o veículo também precisa ser rápido, para conseguir entrar em órbita.

Isso se consegue com o combustível adequado, feito especialmente para foguetes. E os foguetes também precisam ser construídos de um jeito que dê para ir se livrando da carga extra e desnecessária conforme ele for subindo.

Outro elemento importante no design da nave é um espaço adequado para os passageiros, com ar e aquecimento, já que o espaço é frio e sem oxigênio. Essas cápsulas contam com uma proteção para que ela não queime no retorno à Terra, além de paraquedas que tornam a queda mais tranquila.

Só que, para se conseguir chegar até o foguete, há um longo caminho a ser percorrido. Um dos obstáculos é formado por um grupo de pessoas que decide quem vai e quem fica. Só que antes de passar por elas, é preciso estudar muito, aprender a pilotar jatos e, claro, ter uma saúde de ferro – física e mental. A sorte também conta muito nestes casos.

No vídeo eles não citam, mas ainda há mais um passo importante: você precisa nascer no lugar certo, ou seja, em um país com um bom programa espacial, já que a maioria dos países não costuma mandar astronautas estrangeiros ao espaço. Ou, o caminho mais “fácil”, ter grana para bancar um passeio turístico, algo em torno de US$ 250 mil.

Alguém se habilita?