COMPARTILHAR

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o Brasil deverá ter 600 mil novos casos de câncer diagnosticados em 2016. A doença – na verdade, 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado e maligno de células que invadem os tecidos e órgãos – mete medo em muita gente, já que seu tratamento pode ser tão brutal quanto os sintomas em si.

Mas, se essa doença infelizmente está tão presente na vida das pessoas, será que elas também fazem parte do mundo vegetal? Afinal, plantas podem ou não ter câncer?

Enquanto nos animais o câncer surge como resultado de mutações sofridas pelas células, no caso das plantas o crescimento desordenado e maligno de células geralmente é resultante de infecções causadas por fungos, bactérias, vírus e infestações de insetos.

Apesar de serem suscetíveis à doença, as plantas são menos vulneráveis aos efeitos dela. A começar pelo fato de não rolar metástase nos vegetais, já que suas células costumam ficar em um único lugar, envolvidas por uma espécie de parede celular rígida. Assim, elas não podem migrar e, consequentemente os efeitos na saúde da planta são mínimos.

Outra vantagem das plantas é que, diferentemente dos humanos, elas não contam com nenhum órgão vital que possa ser atingido pelo câncer.

E viva as plantinhas!