COMPARTILHAR

Há quem acredite que dormir é para os fracos. Outros, que é uma das melhores coisas para se fazer na vida. Fato é que dormir é uma necessidade básica do ser humano, não importa em qual destas duas categorias você se encaixe.

Apesar de variar de pessoa para pessoa, especialistas acreditam que um adulto deve dormir entre 7 e 8 horas por noite, enquanto adolescentes precisam de 10 horas. Já os bebês podem dormir 15 horas por dia ou mais, dependendo de sua fase de desenvolvimento.

O estudo do sono está entre uma das áreas mais novas da ciência, por isso ainda há muito o que se aprender e descobrir. Até agora, o que sabemos é que dormimos não só para descansar, mas para economizarmos energia, fazermos a manutenção do corpo e, principalmente, para consolidarmos a memória.

Levando isso em conta, não é difícil entender porque a privação de sono pode ser tão ruim para o ser humano, inclusive com consequências letais. Segundo a neurocientista Claudia Aguirre, o aprendizado, memória, humor e tempo de reação são prejudicados. E isso é só o começo.

Passar dias sem dormir pode causar, ainda, inflamações, alucinações, aumento de pressão e já foi ligado à diabetes e obesidade. Parece ruim? Pode ficar pior.

Dormir menos que 6 horas por noite pode, por exemplo, aumentar 4.5 vezes as chances de uma pessoa ter um derrame, em relação a alguém que dorme de 7 a 8 horas.

Infelizmente, algumas pessoas simplesmente não conseguem dormir. Isso porque elas sofrem de uma rara doença genética chamada Insônia Familiar Fatal, que afeta uma proteína do cérebro e causa uma insônia incurável. Se não for tratada adequadamente, essa privação de sono pode, depois de meses ou anos, levar à demência e até mesmo morte.

Mas afinal, como é que a privação de sono pode bagunçar tanto a vida de alguém?

A resposta está no cérebro, onde diversos resíduos se acumulam durante o dia (toxinas, células mortas e detritos, entre outros). Quando dormimos, entra em ação uma espécie de serviço autolimpante, uma cortesia do sistema glimpático.

Agora, você vai ou não cuidar melhor do seu sono?