COMPARTILHAR

O universo científico está cheinho de mitos, coisas que a gente ouve uma vez na vida e passa o resto dela acreditando ser verdade. O problema é que nem tudo o que a gente ouve (ou lê) por aí merece ser lembrado, ou pior ainda, repetido como uma verdade.

É muito provável, por exemplo, que você já tenha ouvido dizer que a água da privada gira para diferentes lados, de acordo com o hemisfério em que estamos, certo? A grande questão é: seria isso mito ou verdade?

Para responder a essa pergunta, contamos com uma ajudinha dos caras do SmartEveryDay e Veritasium, que resolveram testar os efeitos do Efeito  Coriolis.

 

Para quem não sabe, o Efeito Coriolis ajuda a explicar, por exemplo, os caminhos dos ventos na atmosfera. No Hemisfério Sul, os ventos passam de sistemas de alta pressão para baixa pressão à esquerda. É por isso que, abaixo da linha do Equador, os ciclones giram em sentido horário. Já no Hemisfério Norte, os ventos passam dos sistemas de alta pressão para baixa pressão à direita, o que faz com que os furacões girem no sentido anti-horário.

E onde é que a água da privada entra nisso tudo?

Se você já tentou fazer este teste, sabe que independentemente do hemisfério onde você está, a água da privada pode girar tanto em sentido horário quanto em sentido anti-horário. Isso porque dependendo do design do vaso sanitário, pode haver interferência no fluxo da água da descarga. Ou seja, é impossível ter um resultado satisfatório para esta experiência.

As coisas mudam, entretanto, se você resolver fazer esta experiência em um ambiente controlado, como foi o caso da dupla do SmartEveryDay e Veritasium. Usando uma piscina infantil, eles repetiram o experimento 3 vezes cada um. Tudo para verificar como o Efeito Coriolis se aplica no escoamento de água.

Agora, é só dar o play nos vídeos abaixo para entender como tudo isso funciona. Para dar certo, eles devem ser assistidos juntos. Há uma marcação para que você consiga sincroniza-los.