COMPARTILHAR

Há algumas décadas, algumas das tecnologias que hoje fazem parte do nosso cotidiano eram praticamente impensáveis. Coisas de ficção científica.

O gênero, que se popularizou ainda no século 19, mostra o impacto da ciência em nossas vidas. Robôs, viagens espaciais e a descoberta de vida extraterrestre são alguns dos temas recorrentes em livros e filmes característicos da categoria. E, na maior parte das vezes, conseguem antecipar – ou pelo menos imaginar – o futuro.

Confira alguns clássicos da literatura de ficção científica – muitos deles já transformados em filmes – e se inspire. Quem sabe você não pode ser o próximo grande criador deste gênero?

Eu, Robô – Isaac Asimov

Publicado em 1950, este livro trouxe um novo olhar a respeito das máquinas, mais especificamente sobre os robôs. Fonte de inspiração atemporal para muitos autores, esta série de contos retrata diversos tipos de robôs, desde aqueles que são simplesmente mecânicos até aqueles que parecem estar mais humanizados, dos mais básicos até os mais especializados. Isso sem falar na introdução às Leis da Robótica. Título imperdível.

As Crônicas Marcianas – Ray Bradbury

Outra obra original da década de 1950. As Crônicas Marcianas foram publicadas no formato de revistas de pulp fiction. A obra imagina como seria a chegada dos seres humanos a Marte, e como eles colonizariam o Planeta Vermelho. Lá atrás, o autor imaginava que isso aconteceria entre 1999 e 2026 – o que significa que estamos só um pouquinho atrasados. E, por mais que os marcianos sejam seres extraterrestres, eles podem ser mais parecidos com os terráqueos do que se imagina..

Vinte Mil Léguas Submarinas – Julio Verne

Tão misterioso quanto o espaço sideral é o fundo do mar. E é exatamente este “universo” desconhecido que é explorado pelo escritor Julio Verne neste clássico dos clássicos. A obra acompanha uma expedição que tenta encontrar um gigantesco animar marinho que possui uma luz fosforescente e jorra trombas d’água, movendo-se com grande rapidez pelo oceano.

2001, Uma Odisseia no Espaço – Arthur C. Clarke

Um monolito é descoberto na Lua e uma missão tripulada é enviada ao espaço para investigar este mistério. A história contada por Arthur C. Clarke, que ganhou uma incrível versão cinematográfica dirigida por Stanley Kubrick, é muito mais complexa do que se imagina. Começa lá atrás, no início da humanidade, e segue até um futuro distante, dominado pela inteligência artificial.

Neuromancer – William Gibson

Vagando pelas ruas de Tóquio, Case era um cowboy moderno, que navegava livremente pelas redes de informação até tomar uma invertida de seus chefes. Considerado um pária, ele se envolve com a misteriosa Molly, e parte para uma missão que tem tudo para dar errado.

Admirável Mundo Novo – Aldous Huxley

Imagine uma sociedade altamente racional, organizada de acordo com princípios científicos e com pessoas programadas em laboratório. Um mundo sem sentimentos, onde até a arte é moldada para tornar o conformismo uma regra, e não uma exceção. Será que sobreviveríamos a ela?

O Planeta dos Macacos – Pierre Boulle

Quem é mais irracional, um ser humano ou um primata? A resposta pode surpreender você em O Planeta dos Macacos, grande clássico da ficção científica que já rendeu diversos filmes. A obra propõe uma reflexão em torno daquilo que diferencia os humanos dos animais, e as escolhas que fazemos em nome da espécie.

Guerra dos Mundos – H. G. Wells

E se o planeta fosse invadido por marcianos que, a princípio parecem inofensivos, mas conforme se adaptam à Terra, também revelam suas verdadeiras intenções, que podem não ser nada pacíficas? A resposta está em Guerra dos Mundos, de H.G. Wells.

O Homem do Castelo Alto – Philip K. Dick

Faça um pequeno exercício e imagine que Hitler e seus aliados venceram a 2ª Guerra Mundial. A população negra segue escravizada e os judeus foram praticamente todos exterminados. Os Estados Unidos e o resto do mundo vivem sob o domínio da Alemanha e Japão. Estamos na década de 1960 e não temos como escapar.

Contato – Carl Sagan

Você acredita em extraterrestres? E se fosse possível manter contato com eles, o que aconteceria? Será que o ser humano seria capaz de aprender algo com essa experiência? Será que seríamos capazes de repensar tudo o que sabemos sobre a vida e o espaço?

Tropas Estelares – Robert A. Heinlein

O livro acompanha a trajetória de Juan Rico, desde o momento em que ele ingressa na carreira militar até o momento em que ele é obrigado a lidar com a dura realidade de uma guerra. Será que Rico conseguirá vencer a si mesmo?

Duna – Frank Herbert

Paul Atreides é obrigado a deixar seu planeta natal e sobreviver no chamado Planeta Deserto, Arrakis. Sua missão é aprender as doutrinas de uma irmandade secreta, que vê nele a esperança da realização de um plano criado séculos antes.

O Guia do Mochileiro das Galáxias – Douglas Adams

Arthur Dent e seu amigo Ford Prefect vivem diversas aventuras espaciais depois de escaparem da destruição do planeta Terra. Juntos, eles vão concluir as pesquisas do extraterrestre Prefect para a nova edição do melhor guia de viagens interplanetário do universo.

O Jogo do Exterminador – Orson Scott Card

Crianças ensaiam batalhas em gravidade zero na “sala de combate”, um local dedicado a dramatizar as dificuldades da luta contra um inimigo extraterrestre.

Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? –  Philip K. Dick

Talvez o nome deste livro não chame a sua atenção logo de cara. Mas este é o nome da obra original que inspirou um grande clássico do cinema, Blade Runner. A trama gira em torno de um caçador de recompensas chamado Rick Deckard, que tem como sonho de ocnsumo substituir sua ovelha elétrica de estimação por uma de verdade. E, para conseguir a grana, ele caça androides fugitivos.

E aí, quem se animou em ampliar a biblioteca com essas dicas levanta a mão o/.