COMPARTILHAR

Em algum momento da sua vida, você vai descobrir a dura e cruel realidade: há coisas que aprendemos na escola (ou na vida) que podem ser uma farsa ou um verdadeiro engano.

Há várias razões para isso ocorrer: algumas histórias ficam mais plausíveis se modificadas, outras costumam ser contadas sob o ponto de vista dos vencedores de uma guerra ou dos interesses da classe dominante. Isso falando de história. Mas também tem a ciência.

Muita coisa que a gente acredita – e até aprendeu – que é verdade no universo científico e, no final das contas, uma tremenda balela, história para boi dormir. Eis algumas delas:

1. Curte dinossauros? Há uma linha de estudos que garante que os brontossauros nunca existiram, mas teriam resultado da confusão de paleontólogos do século 19 que teriam colocado o crânio de um camarassauro em um apatossauro. Mais recentemente, entretanto, um pesquisador da Universidade Nova de Lisboa está tentando provar que este dinossauro realmente existiu.

2. Falando em dinossauros, pterodáctilos e pterossauros não eram dinossauros. Ah, e os pássaros não originaram dos pterossauros.

3. O lado oculto da lua não é, na verdade, escuro. Apesar de a gente não conseguir enxergar aqui da Terra, o lado oculto da lua recebe a mesma quantidade de luz que o lado visível.

4. A lua não é a única responsável pelas marés. A gravidade do sol também tem uma participação, em menor escala, no fenômeno.

5. Sabe aquela impressão de que o sol é uma bola de fogo queimando sem parar? Na real, o que rola é uma gigantesca reação nuclear, quando átomos de hidrogênio se fundem em hélio. E este gif aí em cima também te engana, pois visto do espaço, a cor do sol é branca!

6. Sólido, líquido e gasoso são os 3 estados da matéria, certo? Errado! Não se esqueça do plasma, que por acaso é o estado da matéria mais comum no universo.

7. Hollywood te enganou todas as vezes que um astronauta congelou instantaneamente assim que saiu da sua nave sem seu traje espacial. A verdade é que mesmo havendo temperaturas baixíssimas no espaço, não existem partículas ali para trocar calor com o seu corpo e, por isto mesmo, seria praticamente impossível congelar.

8. Você já ouviu a história de que a Nasa gastou milhões de dólares para desenvolver uma caneta que funcionasse no espaço enquanto o russos simplesmente usaram um lápis? Pois a verdade é que os resíduos do grafite entupiriam os filtros de ar e os astronautas acabariam respirando grafite.

9. Brilha, brilha estrelinha… Brilha não, colega. A luz das estrelas é refratada conforme passa por nossa atmosfera, distorcendo a imagem que chega até nós.

10. Gravidade zero no espaço? Não é bem assim. Na verdade, o que acontece é que não há gravidade o suficiente para manter todas as estrelas orbitando o centro da galáxia.

11. Sabe as baleias assassinas? Elas podem até ser assassinas, mas não são baleias e sim os maiores membros da família dos golfinhos.

12. Galinhas não precisam de um galo para colocar ovos. O único porém é que estes ovos não serão fertilizados.

13. Pássaros não costumam abandonar ou rejeitar seus filhotes se eles forem tocados por humanos.

14. Morcegos não são cegos. A maioria usa a ecolocalização como seu sentido primário, mas todos  têm olhos em perfeito estado.

15. Moscas domésticas não vivem apenas 24 horas dentro da sua casa, mas sim entre 20 e 30 dias.

16. Um ano de cachorro não equivale a 7 anos humanos. Na real, funciona mais ou menos assim: um cão de 1 ano corresponde a um humano de 10 a 15 anos. O segundo ano corresponde a 3-8 anos, enquanto os anos seguintes corresponde, cada um deles, a 4 ou 5 anos humanos. Isso varia de acordo com o tamanho e raça do bicho.

17. Girassóis não buscam o sol no céu, mas suas cabeças frequentemente apontam para o leste.

18. Vidro não é um líquido super resfriado. Também não é um sólido. Na verdade, o vidro é um sólido amorfo, um estado entre líquido e sólido.

19. Sabe aquela coisa dos 5 sentidos do ser humano? Essa balela foi criada por Aristóteles. Na real, temos entre 9 e 20 sentidos, de acordo com a interpretação. Isso inclui equilíbrio, aceleração e dor.

20. E o mito de que nossa língua é dividida em diferentes seções que correspondem a uma sensação de gosto diferente? Nada. Nossa língua inteira é capaz de diferenciar azedo, salgado, doce e amargo, entre outros.

21. As estações do ano são causados pelos 23 graus de inclinação axial da Terra, não por nossa distância do Sol.

22. O equinócio não significa que o dia e a noite têm a mesma duração em todo o mundo. Na verdade, é apenas um momento específico de alinhamento astronômico que acontece duas vezes por ano, quando o eixo da Terra fica perpendicular ao sol.

23. Não acredite que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Ele cai sim. Em um prédio como o Empire State Building, por exemplo, caiu 100 vezes em um único ano.

24. A água não conduz eletricidade. São as impurezas da água como o sal que são bons condutores. Mas como é bem difícil encontrar água absolutamente pura, é melhor manter o secador de cabelos longe da banheira.

25. Se no cinema meteoros são bolas de fogo rasgando os céus, na real eles podem ser bolas de gelo, também.

26. Não existe (ainda) nenhum produto químico que muda a cor da água da piscina quando alguém faz xixi por ali.

27. O núcleo da Terra não é fundido. O núcleo do nosso planeta, que tem um raio de mais de 700 milhas, é essencialmente uma bola sólida de níquel e ferro.

28. Bebidas alcóolicas não matam as células cerebrais. Mas se é para beber, que seja com moderação.

29. E a propósito, em 1998 cientistas suecos e americanos comprovaram que as células cerebrais podem sim se regenerar.

30. Galileu não inventou o telescópio, mas foi responsável por seu avanço.

31. Nicolau Copérnico não foi o primeiro cientista a sugerir que a Terra girava em torno do sol. Muitos outros fizeram o mesmo antes dele, inclusive Heráclides.

32. “A sobrevivência do mais forte”, frase atribuída a Charles Darwin, na verdade foi cunhada pelo filósofo inglês Herbert Spencer.

33. Sabe aquela história de que alguém usa mais o lado esquerdo ou direito do cérebro? Pura balela! O seu cérebro está sempre usando os dois hemisférios. Este mito funciona bem só como uma metáfora para explicar diferentes tipos de personalidade.

34. Nós não usamos somente 10% dos nossos cérebros. Mesmo que em repouso você use só uma pequena capacidade dele, durante o dia, você acaba usando quase toda sua capacidade.

35. A sua comida não demora 5 segundos para ser contaminada quando cai no chão. Na prática a contaminação por bactérias acontece instantaneamente. Mas não se preocupe, pois já haviam milhões de bactérias na sua comida antes mesmo dela ir para o chão.

36. E para terminar, Einstein não foi um péssimo aluno em matemática. Antes dos 15 ele já tinha dominado integrais e diferenciais e sempre foi o melhor aluno da sua sala.

Agora que você já sabe a verdade, não se deixe o nome da ciência ser usado em vão!