COMPARTILHAR

Imagine se você simplesmente não conseguisse diferenciar uma cor de outra, simplesmente pelo fato de não conseguir ver e reconhecer as cores como elas são. Assim é a vida de 1 em cada 12 homens, 1 em cada 100 mulheres que sofrem de uma deficiência visual chamada daltonismo.

Apesar de ser uma condição herdada geneticamente, algumas pessoas podem adquiri-la em função de doenças como diabetes e esclerose múltipla, que também podem causar diversos tipos de deficiências visuais.

aAyTCLQ

É muito difícil para quem enxerga as cores imaginar como é ser daltônico. A experiência, entretanto, pode ser vivenciada com ajuda do site Etre, que conta com um simulador de daltonismo. Basicamente, o usuário sobe uma foto e escolhe qual o tipo de daltonismo que ele quer simular.

Entre as três formas de daltonismo que existem estão a pronatopia, caracterizado pela diminuição ou ausência da cor vermelha, que é enxergada como marrom, verde ou cinza, enquanto o verde parece com o vermelho, a deuteranopia, que torna o portador incapaz de distiguir a cor verde, e o mais raro deles, a tritanopia, que interfere no reconhecimento do azul e amarelo.