COMPARTILHAR

Seria o apocalipse zumbi algo inevitável? Se essa pergunta já passou pela sua cabeça – e você inclusive já começou a estocar alimentos para garantir sua sobrevivência – agora é o momento de revisarmos alguns aspectos práticos dessa história toda.

Afinal, quanto tempo vai demorar para os zumbis dominarem a Terra?

Segundo a explicação científica dada pela galera do Nerdist, a primeira coisa a se considerar é o grau de contágio do vírus zumbi. Epidemiologistas costumar verificar quantas pessoas poderiam ser infectadas pelo portador de um vírus usando uma fórmula chamada Número Básico de Reprodução.

Se R_0 < 1, então não há riscos de o vírus se espalhar. Agora, se R_0 > 1, já era: prepare-se para uma epidemia (ou pandemia). Um exemplo prático dessa regra é o sarampo, que é capaz de causar 18 novos casos a partir de uma pessoa contaminada. Há, entretanto, outras doenças que apesar de não serem tão contagiosas, são muito mais mortais.

É aí que que a coisa se complica. No caso dos zumbis, não existe um paciente R_0 porque parte-se do princípio de que todos nós somos portadores do vírus. Então, como lá na frente, um epidemiologista do futuro pós-apocalipse-zumbi iria analisar estes dados?

É aí que entram as pesquisas feitas por matemáticos de duas universidades de Iowa, nos Estados Unidos. Eles criaram um modelo em que S são os suscetíveis, Z são os zumbis e R são os removidos, basicamente quem está morto – em definitivo, entre suscetíveis ou zumbis.

Daí que os suscetíveis tanto podem morrer quanto se tornarem zumbis. Já os zumbis poder ser removidos, mas os removidos também podem virar zumbis. Se cada uma dessas situações fosse representada por uma variável, o número de suscetíveis diminuiria conforme aumenta o número de zumbis, em um total de 3 dias para que os mortos-vivos superassem o número de vivos-vivos.

A explicação para isso é que o número de zumbis cresce exponencialmente da mesma maneira que os suscetíveis morrem exponencialmente.

Mas nem tudo está perdido: no caso de um apocalipse zumbi, as pessoas devem tomar as devidas medidas para eliminá-los – e não estamos falando de quarentenas, mas sim de uma atitude mais parecida com a dos sobreviventes de The Walking Dead.

O problema é que temos apenas um determinado número de dias antes que eles sejam a maioria – 3, caso você não tenha prestado atenção.

Agora que você já tem uma ideia de quanto tempo terá até os zumbis dominarem o planeta, que tal se divertir um pouco? Let’s rock.