COMPARTILHAR

Não é só o cinema que conta com boas histórias que nos ajudam a entender um pouco mais sobre a psique humana, como mostramos por aqui. Há também ótimos livros de ficção – muitos deles já adaptados para o cinema e televisão – que também reúnem personagens incríveis e tramas envolventes.

Encontre um cantinho bacana e sossegado para mergulhar no universo da psicologia por meio destes 20 livros de ficção que separamos para você.

Ah, e não se esqueça de dar suas sugestões de livros para completar essa seleção. Afinal, essa lista é nossa!

O Apanhador no Campo de Centeio – JD Salinger

Mark Chapman, que em 1980 assassinou John Lennon, estava lendo este livro quando cometeu o crime. Na época, ele disse que foi a obra de JD Salinger que o inspirou a matar o ex-beatle. A trama giram em torno de um garoto de 16 anos que relata suas experiências durante os tempos de escola, contando o que passa por sua mente sobre seus pais, professores e amigos.

A Metamorfose – Frank Kafka

Gregor Samsa é um caixeiro-viajante que é transformado em um inseto gigante. O que acontece por aí ganha contornos realistas, mas ao mesmo tempo inacreditáveis, misturando um senso de humor trágico e grotesco, revelando muito da condição humana.

Lolita – Vladimir Nabokov

Um intelectual de meia-idade se apaixona por uma garota de 12 anos, e seu desejo doentio pela menina faz com que ele cometa as maiores loucuras.

Dom Quixote – Miguel de Cervantes

Quem nunca ouviu falar de Dom Quixote lutando contra moinhos de vento? O episódio é apenas um entre os diversos contados por Miguel de Cervantes. Com inimigos imaginários, Dom Quixote de La Mancha marcha por aí em seu alazão e ao lado de seu escudeiro, Sancho Pança.

O Vermelho e o Negro – Stendhal

Romance histórico psicológico, O Vermelho e o Negro narra a história de Julien Sorel. Filho de um comerciante de madeira, ele sonha em seguir uma trajetória similar a de Napoleão Bonaparte.

Dexter – Jeff Lindsay

Se você curtiu a série de tevê Dexter, vai curtir ainda mais a coleção de livros dedicada ao psicopata mais amado da cultura pop. São sete livros dedicados ao personagem, entre eles A Mão Esquerda de Deus, Querido e Devotado Dexter, Dexter no Escuro, Design de um Assassino, Dexter é Delicioso, Duplo Dexter e Dexter em Cena.

A Volta do Parafuso – Henry James

Uma jovem governanta descobre que as crianças de quem cuida estão sendo assombrados pela antiga governanta e seu amante. Logo, ela começa a fazer de tudo para proteger as crianças dos fantasmas.

O Talentoso Ripley – Patricia Highsmith

Especialista em imitar personalidades e características pessoais, Tom Ripley é um trambiqueiro de primeira. Confundido com o amigo do filho de um milionário, ele vai à Itália para convencer o jovem a voltar para os Estados Unidos. Lá, usa todo o seu talento para confundir as pessoas.

Vestido de Noiva – Nelson Rodrigues

Nelson Rodrigues não poderia ficar de fora desta lista e, entre seus diversos livros, escolhemos Vestido de Noiva para representa-lo aqui. A trama gira em torno de Alaíde, que após ser atropelada se recupera no hospital, onde transita entre a alucinação, a memória e a realidade.

As Vantagens de Ser Invisível – Stephen Chbosky

Charlie é um garoto de quem pouco sabemos, a não ser pelas coisas que ele conta em suas cartas a um amigo. É por elas que descobrimos as dificuldades que ele enfrenta na escola, a descoberta do amor, festas, alegrias e angústias de quem está amadurecendo.

Otel0 – William Shakespeare

Ciúme doentio e o que ele leva um homem a fazer é o ponto central de Otelo, uma das peças mais importantes de William Shakespeare. A trama gira em torno de Otelo, que acredita estar sendo traído por Desdêmona, graças ao veneno de Iago.

Precisamos Falar Sobre o Kevin – Lionel Shriver

Kevin Khatchadourian tem 16 anos e assassinou 7 colegas, 1 professora e 1 servente de uma escola. Sua mãe, Eva, começa a escrever cartas ao marido ausente tentando entender o que aconteceu e a responsabilidade dos pais nisso tudo.

Ulisses – James Joyce

Em uma reinvenção contemporânea da Odisseia, de Homero, James Joyce conta a história de Leopold Bloom e Stephen Dedalus ao longo de um dia – 16 de junho de 1904 – em Dublin, capital da Irlanda.

O Médico e O Monstro – R. L Stevenson

Dr. Henry Jekill é um homem correto e respeitado, com uma personalidade bastante pacata. Ele, no entanto, guarda uma faceta monstruosa que o domina de tempos em temos, o Sr. Hyde.

Os Miseráveis – Victor Hugo

Jean Valjean é um homem condenado a 19 anos de prisão por ter roubado um pão. Até onde a injustiça humana é capaz de chegar? Mais do que isso, quanto sofrimento uma pessoa é capaz de aguentar?

Quando Nietzsche Chorou – Irvin D. Yalom

Misturando ficção e fatos, Yalom conta a história de um jovem médico responsável por tratar Nietzsche com uma terapia experimental, a psicanálise. O que acontece a partir daí é um mergulho nas profundezas dos sentimentos que todos nós carregamos.

Dom Casmurro – Machado de Assis

Capitu, com seus olhos de cigana oblíqua e dissimulada, é o grande amor da vida de Bentinho, o narrador dessa história. Ele acredita ter sido traído pela esposa com seu melhor amigo, Santiago. Será que isso realmente ocorreu? Ou seria fruto da mente de um ciumento doentio?

Garota Exemplar – Gillian Flynn

No quinto aniversário de casamento de Nick e Amy Dunne, a esposa desaparece, dando sinais de que sofreu um violento sequestro. As pistas começam a apontar para Nick, mas seria ele um assassino? A cada capítulo, temos os pontos de vista de cada um dos personagens principais, que nos levam diretamente a um incrível desfecho.

 Cem Anos de Solidão – Gabriel Garcia Marquez

Conheça os membros da família Buendía, uma estirpe de solitários que habitam a aldeia de Macondo. Um personagem em especial merece atenção: a matriarca Úrsula, uma mulher centenária que acompanhou todas as gerações da família.

Contos de Grimm – Irmãos Grimm

Chamados também de Contos de Fadas, as histórias registradas pelos Irmãos Grimm têm acompanhado a infância de crianças ao redor do mundo. Branca de Neve, Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho e Cinderela não são apenas personagens que embalam os sonhos da garotada, mas também nos ensinam muito sobre a psique do ser humano.