COMPARTILHAR

Você já ser perguntou se algum dia haverá um outro Albert Einstein?

De maneira curta e grossa, a resposta à pergunta é: não.

Pelo menos segundo John Horgan, escritor especializado em ciência e colaborador da Scientific American.

Agora que você já sabe a resposta, que tal entendê-la um pouco melhor, de acordo com os argumentos apresentados por Horgan?! Boralá.

Essa história toda começa porque Einstein é pop. Considerado o cientista mais famoso e amado de todos os tempos, ele não é visto somente como um um gênio no campo da ciência, mas também como uma espécie de guia moral e até mesmo espiritual para muita gente.

Daí que, dentro destes parâmetros, a concorrência fica bastante desleal na hora de procurarmos alguém que reúna todas essas qualidades, em se tratando do universo da ciência. Isso porque:

1. Relatividade aplicada na prática

Hoje em dia pode até haver outros físicos tão inteligentes quanto Einstein. O problema é que exatamente por haver tantos grandes cientistas, tornou-se ainda mais difícil para que qualquer um deles se sobressaia. Basicamente, é a teoria da relatividade aplicada na prática.

 

2. Teoria do tudo

Ao longo das últimas décadas, muitos físicos decidiram dar continuidade à obsessão de Einstein em seus anos finais: uma teoria que unisse física quântica e relatividade geral, duas linhas incompatíveis matemática e conceitualmente. Essa “teoria do tudo” levou estes pesquisadores a reinos de fantasia, sem conexão empírica com a realidade.

 

3. Quando Einstein falava, todos ouviam

albert-einstein-i-never-said

Einstein era um cara tão respeitado que, quando ele falava, as pessoas prestavam atenção: armas e energia nucleares, militarismo e outros assuntos vitais faziam parte de seu repertório. O governo de Israel chegou até a considerar o físico para assumir a presidência do país nos anos 1950.

Agora, tente imaginar hoje um cientista com toda essa moral, ainda mais em uma época em que as pessoas estão mais interessadas na autopromoção, em vez da verdade e do bem comum.

 

4. Qualidade moral

Até para a sua época, Einstein tinha uma qualidade moral considerada fora dos padrões. Modesto, ele chegou a dizer certa vez: “Não sou lá nenhum Einstein”.

Em resumo, Albert Einstein foi o produto de uma convergência única (e feliz) de tempo e temperamento, conclui Horgan.

E você, acredita que haverá outro Einstein algum dia?