COMPARTILHAR

Então você é obcecado pelo universo criado por George R. R. Martin em seus livros de As Crônicas De Gelo e Fogo, e acha que consegue dar conta de escrever a próxima série de livros épicos que vai se tornar um fenômeno?

Bom, então arregace as mangas que você vai ter muito trabalho pela frente!

 

Você vai ter que ler de tudo. Até coisas ruins

Qualquer aspirante a escritor tem que ler, e não somente o que você gosta, seja lá fantasia, ficção científica ou quadrinhos. Você precisa ler simplesmente tudo, de jornal a bula de remédio. Leia biografias, mistério e até romance água com açúcar. Qualquer autor tem alguma coisa para te ensinar, afinal você pode aprender muito com livros ruins, especialmente o que você não deve fazer. Toda esta bagagem de leitura vai te ajudar a entender o que torna um texto incrível!

 

Escreva! To-dos-os-di-as!

Senta a bunda na cadeira e escreva nem que seja uma ou duas páginas por dia. Quanto mais você fizer isto, melhor escritor você irá se tornar. E faça o favor de não tentar imitar o universo de Martin, nem o de Tolkien, Star Trek ou Marvel. Você precisa aprender a criar seus próprios mundos, personagens, conflitos. E se você usar o universo alheio, pode ter certeza de que você nunca conseguirá ir muito longe.

Ah! Tente segurar a ambição e não comece escrevendo um livro ou uma série gigante. Todo escritor aspirante deve começar escrevendo contos, o que já é desafio o suficiente. Ou você acha que alguém começou a praticar alpinismo no Monte Evereste?

 

Aumente sua bagagem

A dica da leitura também serve para você se aprofundar em games, música, séries de tv, documentários, viagens e todo o tipo de experiência que você puder acumular. Segundo Martin, Xena – A Princesa Guerreira serviu de motivação para ele criar a personagem Brienne. Ele achava que a personagem não fazia uma boa representação de uma guerreira mulher, e decidiu que ele poderia fazer melhor. Descubra o que você pode fazer melhor do que os outros.

 

Observe as pessoas e conheça a você mesmo

Toda ficção bem sucedida apela para as emoções. Não importa ter uma história interessante e boas ideias se você não consegue tirar reação alguma do seu público. Pense quantas vezes você não ficou revoltado, esperançoso ou simplesmente de boca aberta ao assistir Game of Thrones ou lendo os livros. E parte destas emoções podem vir de situações que você experimentou na sua vida. Os professores de escrita criativa sempre falam para você começar escrevendo o que você conhece, o que não significa fazer uma autobiografia, mas sim levar sentimentos que você teve durante a vida para um personagem, mesmo que ele seja um cavaleiro medieval torturando outras pessoa.

 

A luta do bem contra o mal não vai te levar muito longe

Se seus personagens malvados são feios e usam preto, e são óbviamente maus, então provavelmente sua história vai ser boba. Pense nos guardiões da noite, um bando de bandidos condenados a passar o resto da vida na muralha. Eles são caras maus, mas ao mesmo tempo são os heróis da histórias. Este tipo de conflito torna uma história interessante e traz um pouco de realismo a história. Se você acha fácil encontrar pessoas que são o tempo todo boas ou más na vida real então você precisa observar melhor. Ah, e não se esqueça de usar a magia com moderação, ou ela vai se tornar cansativa.

 

Devore conhecimentos sobre a história

Se você quer escrever fantasias épicas, você certamente precisa ser um catálogo ambulante de episódios e fatos históricos, pois eles vão servir de matéria-prima para a sua história. Você já ouviu falar da Muralha de Adriano? Ela foi erguida pelos romanos e existe até hoje no Reino Unido. Foi visitando uma porção desta muralha na Escócia que Martin teve a ideia de criar a Muralha, que como em toda boa fantasia é maior, mais comprida e mais mágica que no mundo real. Além disso, ele admitiu se inspirar em eventos históricos como a Guerra das Rosas, que aconteceu entre 1455 a 1485, e alguns leitores apontaram semelhanças entre os Starks e os Lannisters com as casas de York e Lancaster. George diz que não se baseou nenhum personagem diretamente em uma única figura histórica, mas que se inspirou em diversas pessoas e fatos históricos para criar cada um deles.

 

Você vai falhar. E depois vai falhar de novo

Se você espera conseguir emplacar um conto, um livro ou uma série logo de cara, provavelmente vai desistir no meio do caminho. Parece bronquinha de pai ou professor, mas a realidade é que você não é tão bom quanto imagina. Pelo menos por enquanto. O lado bom disso é que a cada obra nova que você escrever, vai conseguir olhar para trás e ver o quanto você é melhor hoje. Então o jeito é sair fazendo e entender onde você pode melhorar.

 

E paciência, muita paciência!

Provavelmente você nunca viu Martin sem seus cabelos e barba brancos certo? Em 1988, Martin era o responsável pela série de tv A Bela e a Fera, e praticamente tinha abandonado suas pretensões como autor após 10 anos trabalhando na televisão. Neste tempo ele aprendeu muito sobre como prender a audiência e fazer você querer ler mais e conhecer melhor um personagem. Mas o mais importante é que ele estava cansado das restrições que a televisão impunha, com seus 46 minutos. Ele estava louco para escrever algo que não tivesse restrição de tamanho e que poderia ter um elenco de mil pessoas, sem se preocupar com orçamentos. Martin conta que seus livros são uma reação ao tempo em que ele passou escrevendo para a tv.

 

Se você conseguir, as coisas ainda não serão fáceis

Lembre-se que Martin ainda não entregou todos os livros. Segundo ele, tem dias em que ele odeia absolutamente tudo o que escreve e em outros ele tem a certeza que escreveu o texto mais brilhante de sua vida. Em um dia bom ele rende diversas páginas por dia e nos piores não consegue escrever uma única página. Mas a verdade é que não deve ter sentimento melhor do que uma multidão ansiosa pelo seu próximo livro.

 

Ah, e não se esqueça:
Magia é como efeito especial, se usar demais, fica chato pra caramba!