COMPARTILHAR

Se você perguntar aqui para a galera que faz o Go Beta Go quais são as coisas que a gente mais curte fazer na vida, pode ter certeza de que viajar entra fácil no Top 5 de todo mundo. Somos todos exploradores em potencial, e nossas listas de lugares para conhecer são gigantescas e aumentam um pouquinho mais a cada dia.

Para quem já tem uma lista destas ou ainda vai começar, a gente vai dar uma forcinha com sugestões de livros que vão te deixar louco para botar uma mochila nas costas e cair na estrada. Saca só:

1. Pé na Estrada – Jack Kerouac

Jack Kerouac on the football field

Pode até ser clichê, mas é impossível fazer uma lista de livros de viagem sem citar este clássico da literatura. Jack Kerouac tinha pouco mais de 30 anos quando, sem nenhuma perspectiva, resolveu cruzar os Estados Unidos de carro, usando a legendária Rota 66. O livro é uma espécie de diário de bordo, que narra as aventuras vividas pelo escritor e seu melhor amigo, Neal Cassidy.

2. As Viagens de Marco Polo

marco

Quando tinha apenas 17 anos, Marco Polo iniciou uma aventura que iria durar outros 24 anos, viajando pela Ásia e explorando o até então misterioso continente. Do império mongol governado por Kublai Khan, filho de Gengis Khan, passando pela Pérsia (Irã) e outras regiões da Ásia Central, o livro dá uma ótima ideia de como era ser um explorador no século 13.

3. O Grande Bazar Ferroviário – Paul Theroux

Orient_Express_Buchs

O Expresso do Oriente é muito provavelmente uma das linhas férreas mais conhecidas do mundo. E foi para ir da Europa à Ásia, da Inglaterra ao Japão, que o escritor Paul Theroux embarcou na aventura narrada em O Grande Bazar Ferroviário. Parece pouco? Pois ele fez o caminho inverso a bordo do Expresso Transiberiano. A narrativa vai além dos relatos de viagens e traça um paralelo com a tecnologia e como ela tem transformado a maneira como viajamos.

4. Cem Dias entre o Céu e o Mar – Amyr Klink

amyr

Amyr Klink narra a travessia do Oceano Atlântico, tendo como companhia peixes, baleias e tubarões. Durante este tempo, ele reflete sobre a vida e o tempo.

5. De carona com Buda –  Will Ferguson

P1100368_0

Will Ferguson é um professor de inglês que resolve viajar pelo Japão da forma mais econômica possível: de carona. Com a ajuda das pessoas que conhece pelo caminho, ele atravessou as diversas ilhas do arquipélago japonês, e conta um pouco sobre lugares incríveis, festas inesquecíveis e até situações inusitadas, como encontros com membros da máfia local.

6. Na Natureza Selvagem – Jon Krakauer

jon

O que faz um cara, depois de terminar a faculdade, doar todo o seu dinheiro, abrir mão de todos os seus pertences, e abandonar sua família e amigos para simplesmente cair na estrada? É o que tenta responder Jon Krakauer neste livro, baseado na vida de Chris McCandless, que dois anos depois de largar tudo apareceu morto no Alasca. Uma aventura que tenta explicar por onde Chris andou, o que ele buscava e por que acabou morrendo tão jovem.

7. De Moto pela América do Sul – Che Guevara

The-Motorcycle-Diaries

Outro que resolveu botar o pé na estrada quando jovem foi Ernesto Che Guevara. Aos 23 anos, muito antes de virar um ícone revolucionário e estampar camisetas mundo afora, Che cruzou a América do Sul de moto, da Argentina à Venezuela. Seu companheiro de viagem foi o amigo Alberto Granada.

8. Comer, Rezar, Amar – Elizabeth Gilbert

Author Elizabeth Gilbert

Há grandes chances de você já ter ouvido falar de Elizabeth Gilbert e o ano sabático que ela tirou para viajar para a Itália, Índia e Indonésia. O livro mistura relatos de seu dia a dia nos três países com a história da própria autora e dos personagens incríveis que ela conhece ao longo de sua jornada de auto-conhecimento.

9. A Volta ao Mundo em 80 Dias – Julio Verne

f7ua1

Escrito por Julio Verne, esta aventura se passa em uma época em que viajar não era tão simples assim. E se hoje a gente consegue dar a volta ao mundo em questão de pouquíssimos dias, lá em 1800 e bolinha ninguém acreditava que era possível fazer isso em 80 dias, ainda mais com os meios de transportes da época. O protagonista da história, Phileas Fogg, acompanhado do seu criado Jean Passepartout, tenta provar que era possível, sim. Daqueles livros que merecem ser lidos ao menos uma vez na vida.

10. Mundo por Terra – Uma Fascinante Volta ao Mundo de Carro, de Roy Rudnick e Michelle F. Weiss

mundo-por-terra

Que mané viajar de avião, que nada. Roy e Michelle literalmente colocaram o pé na estrada para rodar 160.733 quilômetros em 1.033 dias. Foram 60 países e 5 continentes a bordo de um Land Rover Defender 130 adaptado para ser, além de meio de transporte, a moradia do casal. No livro, eles relatam desde a decisão de viajar até o planejamento da viagem em si, os lugares visitados, as diferenças culturais e tudo o que você possa imaginar que envolve um projeto desse tipo. E se você quiser ter um aperitivo, vale conferir o site da dupla, que está em sua segunda aventura pelo mundo.

E você, já tem uma lista de lugares que quer conhecer? Conte pra gente nos comentários qual o seu Top 5.