COMPARTILHAR

Toma essa: todo mundo sabe que pelo menos 65% do corpo humano é composto por moléculas de H2O, mas você já se perguntou para que serve toda essa água no nosso corpo?

Solvente universal, a água transporta nutrientes e hormônios pelo nosso organismo, regula a temperatura corporal, amortece as articulações e lubrifica os olhos.

Daí sempre tem os especialistas em saúde recomendando que a gente beba pelo menos 2 litros de líquidos por dia, já que além de usar a água para um monte de coisas, a gente ainda elimina 1,5 litro via xixi e consome mais 1 litro na respiração, transpiração e no cocô. Tudo isso torna essencial que a gente reponha os líquidos, para evitar a desidratação.

Mas, tá bom, isso tudo é chover no molhado, principalmente quando a pergunta é: o que aconteceria se a gente simplesmente parasse de beber água – e qualquer outro líquido -, forever and ever?

A primeira coisa que rola é a desidratação, que pode ser percebida por sintomas óbvios, como boca seca, xixi escuro e com cheiro forte – um sinal de que o corpo está tentando conservar os fluídos.

O que acontece a seguir é que a gente começa a ficar mais lento, com tontura e capacidade reduzida de sentir dor. Isso ocorre porque o decido cerebral encolhe em função da desidratação.

Depois de 1 ou 2 dias sem água, a gente simplesmente para de fazer xixi e começa a ter dificuldades para engolir, tem espasmos musculares, náuseas e até delírios.

O próximo passo é o sangue parando de fluir para a pele, o que diminui a perda de calor mas aumenta a temperatura interna. Não demora muito para a pele adquirir um tom azulado, no melhor estilo Smurfs. Após de 3 a 5 dias, nossos órgãos internos começam a falhar um por um, até chegar ao cérebro.

Levando-se em conta que apenas 2,5% da água do planeta é potável, e que as ações focadas na renovação deste recurso natural ainda são insuficientes, que tal tomar vergonha na cara e evitar o desperdício?