COMPARTILHAR

Você tá de boa, cuidando da sua própria vida quando, de repente seu cérebro é invadido.

Não, não são aliens que te abduziram e estão tentando sugar informações com uma sonda. É um som que rola dentro da sua cabeça, sem parar, onde quer que você vá. É a temível música chiclete.

Na gringa chamadas de earworms, as músicas-chiclete não precisam tocar na íntegra dentro da sua cabeça para te deixarem maluco. Basta um trecho que fica repetindo sem parar – e, como você deve se lembrar, nosso cérebro adora repetições.

Esse fenômeno costuma atormentar 90% da humanidade pelo menos uma vez por semana, sendo que 1/4 delas sofrem com a invasão da música chiclete várias vezes por dia – geralmente quando a pessoa está fazendo alguma coisa em modo automático, sem prestar muita atenção.

Considerado um dos grandes mistérios da mente humana, a música chiclete tem sido o objeto de estudo de muitos cientistas, que ainda não chegaram a nenhuma conclusão definitiva sobre o alto poder de grude desse tipo de som.

Para os psicólogos, as músicas chicletes são uma forma especial de imagem auditiva que se forma involuntariamente, que invade seu cérebro sem nem ter sido convidada, repetindo sem parar por minutos, e até horas.

E lembra da história da repetição? Pois é, quanto mais a gente ouve uma música, mais o potencial dela se tornar um chiclete e grudar no cérebro. Isso ocorre porque, de tanto ouvirmos a mesma coisa, nosso cérebro grava a informação e começa a antecipar as próximas notas e versos.

Oh, wait! Você quer saber por que isso acontece? Bem, a ciência ainda não descobriu. Pelo menos não por enquanto. Quem sabe não é a sua chance?