COMPARTILHAR

Como se já não bastasse transformar o planeta Terra em um verdadeiro lixão, os seres humanos que já estiveram por outras paradas cósmicas também têm o péssimo hábito de descartar o que não interessa por aí. Só na Lua, onde Neil Armstrong pisou pela primeira vez em 20 de julho de 1969, a lista de dejetos não poderia ser mais estranha.

Saca só o que é possível encontrar por lá:

96 bolsas de fezes e urina

combine_images.0

Eca! É isso mesmo: se você queria saber para onde iam o xixi e o cocô dos astronautas da Apollo 11, é só olhar para a Lua. A decisão de deixar os dejetos por lá foi puramente matemática: Neil Armstrong e Buzz Aldrin precisavam trazer pedras lunares, então trocaram uma coisa pela outra, para evitar o sobrepeso na nave. E já tem até astrobiologistas de olho nessas fezes, querendo saber se as bactérias sobreviveram no espaço.

12 pares de botas espaciais

AS11-40-5880HR.0

Além de seus dejetos, Neil Armstrong e Buzz Aldrin também deixaram 100 objetos, entre eles 12 pares de botas espaciais, câmeras, ferramentas e filme.

1 placa assinada por Richard Nixon

1128px-A11.plaque.0

Foi durante os mandatos do ex-presidente Richard Nixon que rolaram as 6 missões tripuladas à Lua. Em reconhecimento, uma placa com sua assinatura foi deixada por lá.

Obras de arte de Andy Warhol, Robert Rauschenberg e Claes Oldenburg

Moon_Art_Scale_Fingers

Imagine um museu na Lua. Nos anos 1960, o escultor Forrest Myers juntou um grupo de artistas para deixarem suas marcas em uma pequena peça de arte, que seria deixada na Lua. Como a NASA não aprovou a ideia, Myers teria pedido a um engenheiro da Apollo 12 para contrabandear a dita cuja para o espaço. É por isso que ninguém garante que isso seja verdade. Mas vai que…

2 bolas de golfe

AS14-66-9339HR.0.0

Durante a missão da Apollo 14, Alan Shepard levou tacos e bolas de golfe para a Lua, experimentando suas tacadas por lá.

1 obra de arte controversa

1024px-Fallen_Astronaut.0

David Scott, astronauta da Apollo 15, também deixou uma obra de arte em solo lunar: o Astronauta Caído é uma estátua de alumínio criada pelo artista belga Paul Van Hoeydonck.

1 pena de falcão

as15_hfd_1

Baggin, falcão mascote da Força Aérea americana foi o “doador” da pena usada em experimentos que demonstravam a falta de gravidade na Lua.

1 retrato da família de um astronauta

800px-DUKE.0

O astronauta Charles Duke deixou uma foto dele com sua esposa, Dorothy, e os filhos Charles e Thomas, com uma mensagem endereçada a alienígenas. Só por garantia.

Levando em conta o espírito porcalhão do ser humano, poderia ter sido bem pior, vai…