COMPARTILHAR

É na adolescência, provavelmente uma das épocas mais confusas de nossas vidas, que a gente precisa tomar algumas das decisões mais importantes da nossa existência – e que provavelmente vão acabar se refletindo em muitas outras: fazer ou não uma faculdade, e se a gente resolver fazer, como decidir que carreira seguir? E, mais importante ainda, como ter certeza de que estamos fazendo a escolha certa?

Rá, como sempre, ninguém disse que seria fácil e garantido. Mas também não precisa ser tão difícil, basta você lembrar de 6 dicas importantes:

1. Com tantas opções de carreira disponíveis, é normal ter dúvidas e, principalmente, medo de escolher. O jeito é aceitar a dúvida e o medo como partes do processo, em vez de simplesmente desistir antes de tentar.

2. Se você quer que seus relacionamentos deem certo, assim como a escolha de qual carreira a seguir, a regra é clara: você precisa se conhecer. Não espere um chamado divino para fazer qualquer coisa na vida, mas perceba que há algumas coisas que você curte fazer mais do que outras. Isso te dá boas pistas do que buscar.

3. Permita-se levar algum tempo para pensar, analisar prós e contras e decidir. Grandes decisões não devem ser apressadas. E mais do que isso, permita-se mudar de ideia, pois você não é obrigado a passar a vida preso a uma decisão feita tão cedo.

4. Tente algo novo. Você pode descobrir novos talentos e coisas que você curte fazer a partir de projetos pessoais, voluntariado, passatempos…

5. Preste atenção nas pessoas e reflita sobre o que elas precisam. O trabalho nada mais é do que solucionar diferentes tipos de problemas de diferentes pessoas. Inclusive problemas que elas nem imaginavam que precisavam solucionar. Isso se chama oportunidade.

6. Lembre-se que confiança é fundamental. Acreditar em si mesmo e ter coragem de tentar é o que vai diferenciar fracasso e sucesso.

A real é que, vez ou outra, todos nós odiamos as manhãs de segunda-feira. O segredo é odiar pelas razões certas, não porque você odeia o que faz. Se isso acontecer, pense em tudo o que a gente disse aqui e continue procurando algo que você ame tanto quanto um fim de semana…

Inspirado por.