COMPARTILHAR

Se você entrar em qualquer blog de viagem, provavelmente vai dar de cara com uma lista de cidades europeias que são verdadeiros museus ao ar livre como: Paris, Roma, Londres, Lisboa, Madri, ou algum vilarejo charmoso escondido no interior do continente. Tá, mas peraí? E o resto do mundo?

Onde estão aquelas incríveis cidades milenares que todo geek maluco por história ouvia falar na escola?

Se você faz o estilo Indiana Jones e curte explorar lugares que foram fundados há milhares de anos atrás, e que pouca gente se lembra na hora de planejar as férias, separamos 13 opções.

Aqui vão elas:

Varanasi, Índia

Varanasi, também conhecida como Benares, está localizada na margem ocidental do Rio Ganges. Estabelecida por volta de 1000 aC, a cidade é importante tanto para hindus quanto para budistas. Diz a lenda que ela teria sido fundada pelo deus Shiva há mais de 5 mil anos, além de ter sido capital do Reino de Gaxi nos tempos de Sidarta Gautama – conhecido como Buda.

varanasi

Mohenjo Daro, Paquistão

Mohenjo Daro é o lar da civilização do vale do rio Indo, datada de pelo menos 5 mil anos, e que permanece como uma das mais misteriosas do mundo antigo. Para arqueologistas, é um verdadeiro quebra-cabeças a ser explorado, já que nem a linguagem dos antigos foi desvendada. O que se vê na cidade são ruínas de banhos públicos, estruturas residenciais, mercado e casas com quintais, banhos privadas e sistemas de drenagem.

Panoramic_view_of_the_stupa_mound_and_great_bath_in_Mohenjodaro

Arbil, Iraque

Também no Iraque, ao norte de Kirkuk, Arbil foi a principal parada na Rota da Seda. Fundada por volta de 2300 aC, a cidade foi governada por assírios, persas, sassânidos, árebes e otomanos.

arbill

Sidon, Líbano

Tão antiga quanto Beirute é Sidon, ao sul da capital. É considerada a mais importante – e provavelmente a mais antiga – entre as cidades fenícias. Segundo a crença cristã, Jesus teria passado por lá. A cidade foi capturada por Alexandre, o Grande, em 333 aC, além de ter sido invadida e saqueada várias vezes durante as cruzadas.

lebaon

Tiro, Líbano

Patrimônio da Unesco, Tiro foi fundada por volta de 2750 a.C. Também conquistada por Alexandre, o Grande, em 332 aC, depois de um cerco de 7 meses. Sua importância estava no comércio marítimo, já que todos os produtos resultantes das navegações passavam por seus armazéns.

TyreAlMina

Biblos, Líbano

Fundada pelos fenícios por volta de 5 mil aC, Biblos é o nome da cidade dado pelos gregos, que de lá importavam papiros. Quem visita a cidade encontra templos fenícios, castelos e a Igreja de São João Batista, construída pelos soldados das Cruzadas no século 12.

byblos

Jerusalém, Israel

Judaísmo, cristianismo e islamismo. Jerusalém é considerada uma cidade importante para estas três religiões, especialmente por conta localis como a Cúpula da Rocha, Muro das Lamentações, Igreja do Santo Sepulcro e Mesquita de al-Aqsa. Hoje pertencente a Israel, a cidade já foi atacada, capturada e destruída diversas vezes.

jerusalem

Tebas, Egito

Tente imaginar lugares dos quais a gente só ouve na aula de história: o Vale dos Reis, Vale das Rainhas, Templo de Luxor, Karnack… todos eles reunidos logo ali, em Tebas. Entre os anos de 1550 e 1070 aC, a cidade foi capital do Egito, durante Império Novo.

tebas

Susa, Irã

Capital do Império Elamita, Susa foi fundada por volta de 4200 aC, sendo invadida por assírios e persas. Hoje chamada de Shush, a cidade é o cenário de Os Persas, tragédia de Ésquilo que é considerada a peça mais antiga da história do teatro.

4489670087_6a3b32e9c3_b

Persepolis, Irã 

Fundada por Dário I por volta de 518 aC, Persepolis foi a capital do Império Persa durante a Dinastia Aquemênida. Lá ainda é possível encontrar ruínas do palácio real, o tesouro e um complexo militar que sobreviveram à invasão de Alexandre, O Grande, em 330 aC.

persepolis

Jericó, Vale do Jordão

Provavelmente a cidade mais antiga de que se tem registro, Jericó foi fundada por volta de 9000 aC e continuamente habitada desde então. Arqueologistas já encontraram relíquias com mais de 11 mil anos em seu território, que também é conhecido como Palestina. Assim como Jerusalém, a cidade é importante para cristãos e judeus.

jericho

Xi’An, China

Capital da China nas dinastias Qin (255 a 206 aC), Han (202 aC a 25 dC) e Tang (618 a 907 dC), Xi’An deteve por muito tempo o título de importante referência cultural e política do território chinês. Como era tradição na época, o imperador Qin foi enterrado com um enorme tesouro, escravos – detalhe: vivos -, e o incrível exército de Terracota. A cidade também fez parte da Rota da Seda.

xian

Ollantaytambo, Peru

Apesar de não ser lá tão famosa como Machu Picchu, essas ruínas estão localizadas no Vale Sagrado dos Incas. Construída no século 13 por Pachacuti, há uma cidade, defesas militares, as habitações reais e um centro cerimonial. O lugar serve de ponto de partida para quem vai a Machu Picchu.

peru