COMPARTILHAR

É bem capaz que essa pergunta aí em cima já tenha passado pela sua cabeça em algum momento. Então a gente repete: afinal, para que diabos serve a arte?

Como todas as grandes perguntas, esta não tem uma única resposta – afinal, ninguém disse que seria fácil assim -, mas pistas que nos ajudam a entender um pouco mais o papel da arte em nossas vidas. Ajuda a entender, inclusive, as razões de algo que não parece arte ser considerado arte.

Muito complicado? Ok, vamos descomplicar.

A primeira coisa a se levar em consideração é que a arte é capaz de nos dar esperança. Tem tanta coisa ruim rolando ao mesmo tempo no mundo, guerras, fome, miséria, que as pessoas acabam buscando consolo nas coisas belas. E a arte é uma fonte quase que inesgotável de beleza e, por consequência, esperança de que nem tudo está perdido.

A arte também nos torna menos solitários, especialmente quando conseguimos nos identificar com o sentimento expressado pelo artista: tristeza, dor, desespero. A vida não é a felicidade artificial que as pessoas insistem em expressar nas redes sociais e a arte nos ajuda a lembrar que é ok você se sentir miserável de vez em quando.

E não importa quais traços se destacam na sua personalidade: a arte é capaz de nos ajudar a equilibrar nossos sentimentos. Isso porque as obras que costumam nos encantar são aquelas que, de alguma maneira, expressam coisas das quais sentimos falta em nossas vidas.

A arte também tem uma incrível capacidade de fazer com que a gente aprecie coisas simples, prestando mais atenção nelas. Uma noite estrelada, girassóis ou laranjas, de repente a gente começa a enxergar o mundo de um jeito diferente porque uma obra de arte nos ensinou isso.

Basicamente, a arte nos inspira a nos tornarmos pessoas melhores, e por isso mesmo deve ser apreciada com tempo e sem preconceito. Pense em sua obra favorita e pronto: aprenda um pouco mais sobre você mesmo.