COMPARTILHAR

Se você é fã de histórias em torno do apocalipse zumbi – mais ou menos na linha de The Walking Dead – provavelmente deve se perguntar como é que mesmo depois de tantos anos/temporadas, ainda rola de os sobreviventes encontrarem comida na dispensa de casas abandonadas e supermercados.

Não pela quantidade – afinal, se a espécie humana está praticamente extinta, é normal sobrar montes de comida -, mas sim pela validade dos mantimentos.

Afinal, a gente aprende que todo alimento tem prazo de validade, e que ao irmos às compras devemos sempre ficar atentos a elas. A questão, meu caro, é que há alguns alimentos que praticamente não estragam. Oh yeah!

Caso o apocalipse zumbi realmente aconteça e você sobreviva, confira alguns alimentos que dificilmente vão estragar:

1. Mel

Entre os alimentos que praticamente não estragam, o mel comprovadamente não tem prazo de validade. Isso ocorre porque o néctar das flores se mistura com enzimas das abelhas que o extraem, alterando sua composição e quebrando-a em açúcares simples que são depositados nas colmeias. A ventilação causada pelas asas das abelhas e enzimas de seus estômagos criam um líquido que é ao mesmo tempo muito ácido e pouco úmido – nada atraente para o crescimento de bactérias.

O mel costuma cristalizar depois de algum tempo, bastando aquecê-lo para que ele volte ao seu estado normal.

E caso você esteja se perguntando, acredita-se que o pote de mel mais antigo já encontrado soma 5500 anos.

2. Arroz branco

Apesar de contar com uma data de validade no pacote, a real é que o arroz branco praticamente não estraga. Se conservado cru no freezer ou em um recipiente bem fechado ao abrigo da luz e do ar, ele se mantém como novo por praticamente 30 anos.

3. Sal

O cloreto de sódio é um mineral, o que por si só já garante sua durabilidade. Sua capacidade de remover a umidade fez com que ele fosse usado para preservar alimentos e até mesmo corpos. A pegadinha é que o sal iodado – comumente chamado de sal de cozinha – dura cerca de 5 anos, exatamente por conta do iodo.

4. Açúcar

O açúcar não é um ambiente propício ao crescimento de bactérias – assim como acontece com o mel. Isso significa que se ele for mantido em um recipiente bem fechado, longe de insetos e da umidade, ele pode durar anos e anos.

5. Feijões secos

Pesquisadores da Brigham Young University descobriram que, após 30 anos, as amostras de feijão continuaram aptas para o consumo, com pouca redução na oferta de proteína vegetal.

Bora estocar estes alimentos?!