COMPARTILHAR

Se um asteroide estivesse a caminho da Terra para acabar com o planeta, o que você faria?

a) Mandaria ao espaço uma equipe de perfuradores de poços de petróleo com uma máquina especial, para tentar destruir o asteroide, como sugeriu o diretor Michael Bay em Armaggedon.

b) Enviaria ao espaço uma equipe de astronautas com detonadores nucleares para explodir o meteoro e construiria abrigos subterrâneos na Terra, como indicou a diretora Mimi Leder em Impacto Profundo.

c) Desencanaria de tentar salvar a Terra e decidiria reencontrar um antigo amor, como propõe a diretora Lorene Scafaria em Procura-se Um Amigo para o Fim do Mundo.

A real é que, antes de mais nada, a gente precisa se perguntar: é possível saber se há um asteroide a caminho da Terra? E, principalmente, há alguma forma de impedir uma colisão mortal?

giphy-2

Como diria Jack, o Estripador, vamos por partes:

1. Quando um asteroide se choca com a atmosfera terrestre, ele é despedaçado, como se tivesse batido contra uma parede de concreto. É por isso que, normalmente, vemos algumas partes deste asteroide rasgando o céu – e o chamamos de estrela cadente.

asteroide

2. Tamanho é documento: se o asteroide tem até 10 metros de diâmetro, beleza, não há o que se preocupar. Se ele tem entre 25 e 45 metros de diâmetro, as coisas começam a ficar feias, já que ele pode acabar com uma cidade. Entre 100 e 140 metros de diâmetros, ele é capaz de eliminar um país inteiro do mapa. Maior que isso, já era. Prepare-se para o fim do mundo.

giphy

3. É possível, então, saber se estamos na mira de um asteroide? Sim. Há quem faça isso usando telescópios. O problema é que o alcance visual é limitado. É aí que entra o Sentinel, uma missão especial que tem por objetivo visualizar e impedir que meteoros se choquem contra a Terra.

4. Peraí, então é possível impedir o fim do mundo? Talvez. Para isso não é necessário explosões insanas como as imaginadas pelos diretores de cinema. Basicamente, tudo o que precisa ser feito é desviar o asteroide. Opa, mas comofaz?

5. A primeira coisa é reduzir a velocidade do meteoro de 10km/s para 2mm/s. Para se fazer isso, seria necessário um foguete, mas só funcionaria se fosse um único meteoro, não um amontoado de meteoros.

6. Uma grande nave espacial também poderia ser usada: ao se aproximar do asteroide, a gravidade mútua dos dois objetos criaria uma força de atração, possibilitando mudar o curso do meteoro. O problema é que a quantidade de combustível necessária para este processo poderia ser absurda, tornando a alternativa inviável, pelo menos por enquanto.

7. Outra ideia seria enviar ao espaço um enxame de abelhas laser movidas a energia solar. Basicamente, elas ficariam tentando furar o meteoro em diferentes ângulos, o que poderia fazer com que uma parte dele ejetasse – como acontece em naves espaciais – e mudasse o rumo.

Agora, depois de saber como seria, a gente volta a perguntar: o que você faria?