COMPARTILHAR

Você já se fez a pergunta aí em cima? Então vamos à resposta, ou melhor dizendo, respostas. Isso porque tudo depende de como você encara a pergunta.

Em 1971, Bob Thomas criou no PDP-10 o The Creeper, aquele que muitos consideram o primeiro vírus de computador. Muita gente o desconsidera, entretanto, porque além de ser praticamente inofensivo – tudo o que ele fazia era exibir a mensagem “I’m the creeper, catch me if you can!” (Eu sou assustador, pegue-me se for capaz!) -, ele só infectava redes domésticas, não se propagando o suficiente para causar algum estrago.

Fecha a imagem, corta-se para uma década depois. Estamos em 1981. Richard Skrenta, um adolescente de 15 anos, cria o Elk Cloner, o primeiro vírus introduzido em um computador da Apple, e que se espalhava via disquete de games. Na prática, ele só exibia um poema a cada número x de inicializações da máquina infectada.

Por um tempo, a intenção por trás dos vírus era apenas irritar os usuários de computadores com mensagens ou alterações indesejadas no sistema. O problema é que, conforme fomos nos tornando mais dependentes dos computadores, hackers visualizaram a oportunidade de roubar informações e controlar computadores remotamente, entre outras coisas.

Hoje em dia há milhares de vírus espalhados por aí, com empresas de antivírus lucrando alto para manter os computadores de seus clientes a salvo. E você, já sofreu com algum vírus de computador?