COMPARTILHAR

O corpo humano não foi projetado para o sedentarismo. A gente até pode precisar sentar um pouquinho, seja para descansar ou desestressar, mas na real, passar tempo demais nessa posição pode estar nos matando aos poucos – mais ou menos como faz o cigarro. Segundo pesquisadores, o sedentarismo é apontado como uma das causas de 9% das mortes prematuras anuais, o que corresponde a mais de 5 milhões de pessoas.

A maior prova de que o corpo humano foi projetado para estar em constante movimento está em sua constituição. São cerca de 700 músculos esqueléticos e outras 360 juntas que permitem que a gente dê cambalhotas, carpados mortais triplos e espacates perfeitos no melhor estilo Van Damme.

Isso sem contar a nossa estrutura óssea, que se adequa perfeitamente à gravidade, nossa pele elástica, que se adapta aos movimentos, tão necessários para uma boa circulação sanguínea.

Se um corpo perfeitamente projetado para o movimento não te convenceu a tirar a bunda da cadeira, então talvez a lista com os efeitos a curto e longo prazo a seguir ajude:

1. Sua espinha dorsal vai, literalmente, pro saco.

A má postura causa desgastes nos discos invertebrais, sobrecarregando ligamentos e juntas, e tensionando os músculos.

2. Sua cavidade peitoral fica encolhida.

Com menos espaço para se expandir, os pulmões trabalham com a capacidade reduzida, limitando também a quantidade de oxigênio no sangue.

3. Obstrução de nervos, artérias e veias.

Nossos tecidos são comprimidos, o que causa inchaço e dormência dos membros.

4. Não queimamos gordura como deveríamos.

Sentar desativa temporariamente a lipase lipoproteica, o que nada mais é do que a enzima responsável pela quebra de gorduras no sangue.

5. O cérebro fica mais lento

Com o fluxo sanguíneo reduzido, assim como a quantidade de oxigênio no sangue, nosso cérebro fica menos alerta. A atividade cerebral também fica desacelerada.

6. Doenças, doenças e mais doenças

A longo prazo, o sedentarismo pode estar associado a doenças cardíacas e alguns tipos de câncer, além de de estar ligado a diabetes e problemas nos rins e fígado.

#partiu pra longe da cadeira